quarta-feira, 15 de agosto de 2012

4 elementos indispensaveis para uma cozinha vintage

Olá, pessoal! Como estão?

Esses dias estava me lembrando de como eram as casas da minha infância. Nossa, eram muito diferentes! Alguns dos elementos em comum das cozinhas daquele tempo estão voltando para as casas atuais, com o nome de "decoração retrô" ou "decoração vintage". Já falei sobre a diferença entre esses dois tipos aqui.
Temos que admitir, as cozinhas antigas tinham muito mais vida, muito mais calor humano, muito mais aroma e sabor.

Geladeira colorida
Uma das coisas que eu costumava encontrar nas cozinhas que eu frequentava, era a antiga geladeira colorida. Havia as versões em bege, azul-calcinha (como dizia minha mãe... rsrsr) ou vermelho e geralmente combinava com o restante do mobiliário.

Dá uma olhadinha aí no canto esquerdo da imagem e você verá a famosa geladeira. Nó tínhamos uma dessas em casa. Lembro direitinho do choque que ela dava nos últimos tempos... hehe

Móveis em fórmica
Aqui em casa ainda existe um guarda-louça /cristaleira e uma mesa em fórmica, tudo amarelinho. Não é muito questão de estilo, não! É falta de desapego da minha mãe, rrsrs. Normalmente as cadeiras vinham almofadadas em motivos florais ou geométricos, mas o azul era o predominante.

Fogões
Nem tudo muda para melhor, né?! É o caso dos fogões! Seguindo os mesmos padrões de cores, eles apresentavam um ítem que considero muito útil: asinhas. Sim! Elas podiam ser usadas como um ótimo aparador de instrumentos ao cozinhar! Infelizmente, a falta de espaço nas casas modernas, eliminou as asinhas...
Fonte: fogaocomasas

Latas de mantimentos
Não venham com essa história de vidro, acrílico etc. Na minha infância a Baba (avó, em ucraniano) guardava os mantimentos em latas mesmo, de alumínio. Normalmente eram conjuntos de 5 latas de tamanhos diferentes, que ficavam expostas em escadinha sobre o guarda-louças de fórmica (Eu lembro de quando eu era bem pequena e que, para alcançar a altura da mesa para comer, a Baba colocava uma lata sobre a cadeira e eu me sentava sobre a lava... heheh)

Recentemente, temos acompanhado o retorno de alguns desses objetos, mas é claro que com um valor bem atualizado. Então, o melhor mesmo é partir para o vintage, ao invés de comprar tudo novo ao estilo retrô. Só não vale misturar tudo ao mesmo tempo e ficar retrógrado... heehhe. Alguns desses elementos, misturados a outros bem moderninhos podem deixar um ambiente bem charmosinho.

Que tal reciclar a cristaleira? Ou usar a geladeira velha como armário ou bazinho?  Ou montar apenas um cantinhos com objetos decorativos vintage? Ideias e sugestões aí pela internet não faltam.
Fonte: renatafiore



E aí, lembraram-se da infância? Arriscam-se a fazer algo parecido? Comentem...
Bjs a todos!

3 comentários:

  1. Menina, que delícia esta seleção de imagens! Temos uma geladeira antiga que queremos pintar de amarelo ferrari! Vai virar armário de bebidas.. hehehe!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Luiza, que bom que você gostou.
    Claro que podemos utilizar as geladeiras antigas, mas o melhor mesmo é dar outro fim a elas, pois quando foram produzidas não se pensava tanto em economizar recursos naturais e essas geladeiras gastam horrores de energia.

    Aqui em casa, lembro que quando trocamos a nossa azulzinha por uma mais moderna a conta de luz caiu quase pela metade!

    Boa sorte com a sua. Tenho certeza de que ficará linda e será um charme fazer os coquetéis ao lado dela! heheh Sem falar que amarelo combina com muita coisa.

    Bjs

    Angelis

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tipo de cozinha é super linda meu estilo preferido beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...